A nossa Árvore de Natal
A ideia foi da Avó Carlota: mudar a forma de decorar a árvore de Natal e o local da habitual reunião natalícia. A Avó chamou-lhe a Árvore dos Afetos. Todos colocamos - no lugar dos habituais enfeites - um sentimento que consideramos importante para o ano de 2021. Num instante, a árvore encheu-se de: Saúde, Esperança, Coragem, Liberdade, Amor e Paz. Depois, a Avó dispôs-nos em modo circular, á volta da árvore Natalícia. Um a um, sentados, com máscaras e distanciados. Cada um tirou uma palavra da árvore, leu-a e, explicando porque a tinha escolhido, ofereceu-a a um familiar. A Avó chamou-lhe “a aprendizagem da pandemia” e falou sobre a importância de conservar estas palavras na vida e no coração de cada um.
O Primo António que aprendera com o vírus o verdadeiro significado de ter Saúde, escolheu esta palavra e ofereceu-a à Avó, desejando-lhe que ela nunca lhe faltasse.
A Mãe acreditava seriamente que o próximo ano seria melhor, elegeu “Esperança” e presenteou o Avô Rodrigo.
A Tia Isabel optou por “Coragem”. Definiu-a como tão necessária para enfrentar estes dias difíceis e deu-a á Mãe.
O Avô Rodrigo preferiu “Liberdade” e, entregando-ma, relembrou os momentos da sua vida onde tinha apreendido o seu real significado: o 25 de Abril de 1974 e esta Pandemia. Pediu-me que nunca me esquecesse do seu valor e desejou que eu nunca ficasse privado dela.
A Avó selecionou “Amor” e, confiou-o à Mana, esperando que ele estivesse sempre presente na nossa família e no mundo.
A Mana escolheu “Paz” e, recomendou-a ao Primo António, confessando que paz era o que ela sentia naquele momento de união familiar.
No fim, cada um segurando a palavra doada, tiramos juntos uma foto na árvore, onde tínhamos colocado uma faixa que dizia: Família Pereira – Natal de 2020.
Comentários
Enviar um comentário