Sou apenas uma criança

  

 

Porque estou perdida,

assustada,

sei que tento sempre ter razão.

 

Desafio a vossa autoridade,

canso-vos,

não vos dou atenção,  

coloco-vos permanentemente à prova,

e a responsabilidade nunca é minha.

 

Sou...

malcomportada

desobediente,

desafiante,

provocadora,

inquieta

impulsiva

e teimosa. 

 

 

Por isso, 

agora, mais de que nunca, 

necessito de firmeza,

disciplina,

limites,

regras,

diálogo,

calma,

paciência,

reforço pela positiva.

 

Necessito…

que sejam o modelo por onde me posso guiar,

que falem a minha linguagem,

que me escutem,

que me ensinem a lidar com este turbilhão de emoções,

que me expliquem o que é a ter autoestima,

que não sejam autoritários,

nem excessivamente tolerantes. 

 

Não preciso de superproteção,

nem de autoritarismo,

nem de cedências,

nem de críticas,

muito menos de gritos,

que meçam forças comigo,

ou de violência gratuita física ou verbal.

 

Ensinem-me...

o que é respeito,

o que é a frustração,

o que é o sofrimento,

como com eles lidar; 

ensinem-me a pedir desculpa

e saibam pedir-me também.

 

Sou apenas uma criança, 

que necessita que os pais participem ativamente no seu dia a dia,

que passem comigo tempo de qualidade,

que precisa de um lar que a acolha,

de uma família que, acima de tudo, a ame incondicionalmente,

e que seja sempre o seu porto de abrigo. 

 

Comentários

Mensagens populares