Coração de Mãe.



Cada vez que a porta da rua se fecha é como se me embatesse no coração com tamanha força e, a cada saída, o perfurasse mais e mais profundamente.
Mas não é o coração que me dói (até porque é isso que a medicina diz dele).
Dói-me é – profundamente – a alma.
E é uma dor tal que, por vezes, me enlouquece e me confunde. Por isso, ocasiões há em que não sei o que fazer para com lidar com ela.
Depois, inexplicavelmente, seguem-se dias em que me encho de força e coragem e digo – para mim mesmo –  que vou conseguir sobreviver e reescrever a minha história a partir da tua saída, (ou antes, a partir de agora), que vou ser capaz de sair do buraco negro e vazio em que a minha vida se transformou.
Outros dias acho que não.
Não consigo ver assim as coisas e faço tudo errado.
E dou por mim a pensar:
- Se não o consegui até agora então nunca o conseguirei. Pois não foi este o projecto da minha já longa vida, não foi para isto que a vivenciei.
Atirem-me todos pedras.
Julguem-me todos.  
Digam-me -  em uníssono - que estou errada.
Que sou má, insensível, ingrata; mas digam também que sou Mãe.
Sempre que sais por aquela porta vejo-te cheia de sonhos, esperançada numa vida melhor.
E eu devia ficar feliz.
E eu fico e ... não fico.
Fico porque tenho um enorme orgulho em ti, na pessoa que és, como ser humano, amiga, humilde, generosa, corajosa, estudiosa, trabalhadora (...)  
Mas – enquanto isso – e a cada dia que passa sinto que te vou perdendo. E penso que nos vamos perder uma da outra. Logo nós que fomos sempre tão umbilicais.
E não há dor maior para uma Mãe - que a que a faz chorar e sufocar - do que sentir o coração esvaziar.
Mas perder-nos assim, para além de inimaginável, é a dor mor que uma Mãe pode sofrer em Vida.
Tem dias que acho que o nosso amor escorre, desliza chão afora, como quem abre uma torneira e a água se perde nas suas mãos.
Já todos se foram embora.
Foram às suas vidas.
Ficou o vazio na casa e no meu coração.
Mas hoje – não me perguntes porquê – não vejo, nem sinto as coisas assim tão negras.
Amanhã não sei.
Sei apenas que tens o direito a seguir o teu caminho. Tens o direito às tuas escolhas. E eu como Mãe sei que tenho de o aceitar e respeitar. Vou trabalhar para isso, para a acalmia do meu coração. Porque se o acalmar sei que o teu também sossegará.
Tenho de o fazer por ti, por mim, por todos nós.
Tu mereces.
És a melhor filha do mundo.
Perdoa as saudades.





Texto de autoria de Lurdes Mesquita Babo

Comentários

  1. Gosto muito e tocou me muito pelas palavras de mae amo muito a miha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o seu Texto e me emoçionei porque tenho
      uma filha em Londres e está muito doente.
      Morro de SAUDADES, e, de impotênçia porque nada
      posso fazer. Gratidão!!!

      Eliminar
    2. Ter uma filha longe e muito doente não quero imaginar sequer o tamanho dessa dor.
      Lamento profundamente.
      Espero que a filha recupere rápido, para depressa se puderem abraçar. Obrigada. Forma. 💪🍀😘💙🌺

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares