AO NOSSO MELHOR AMIGO


Na senda das homenagens....





AO NOSSO MELHOR AMIGO



....Depois, perguntou-me, se eu me tinha despedido de ti.
E eu questionei-me se te tinha dito Adeus.
Ou a Deus?
Nem uma coisa, nem outra.
Porque não tive coragem. 
E fui egoísta a ponto de nem sequer pedir por ti a Ele.
Logo tu que escolheste como dia para partir, o dia do regresso das nossas férias. 
Sempre tão generosa, sempre tão preocupada connosco.
Sabias o quanto eu precisava de descansar e deixaste-me fazê-lo até ao fim.
Sabias o quanto me custaria ver-te partir, por isso não me escolheste para estar ao teu lado nesse momento. 
Ainda assim, a tua partida foi um terramoto para mim.
Ainda hoje vivo entre os seus imensos escombros. Tento removê-los, mas faltam-me as forças.
Têm sido imensas e dolorosas as partidas.
Tu sabes. Estiveste sempre ao meu lado - durante 16 anos - foste aquela quem mais me compreendeu, respeitou e amou. 
Sabes, mandam-me fotos de outros animais, insistem comigo para que veja outros, como se tu fosses, simplesmente substituível em apenas meia dúzia de meses da tua inexistência?!
Recuso-me.
Refugio-me, ainda mais, debaixo dos escombros. Aqui é onde me sinto bem, sem ti.
Não entendem que, ainda, oiço os teus passos e que a casa está impregnada do teu cheiro.
Não entendem a falta que me faz a tua falta.
Isto não é um desamor que se cura com um novo amor.
Ou vou também ver fotos de avós que possam substituir os meus?!
Ou de tios que possam substituir o meu ?!
Está tudo louco?!
Está.
A começar por mim.
Desculpa não te ter dito Adeus. Mas já não vou a tempo. Devia ter-te acompanhado até à tua última morada.
A Deus recomendo-te, se bem que Ele certamente já percebeu que tu és um anjo. Quem te conhecia, sabia-o logo um segundo depois.    

Texto da autoria de Lurdes Mesquita Babo








Comentários

Mensagens populares